Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela

Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela

Imagine começar o Caminho de Santiago de Compostela no Brasil. Desde 29 de junho, uma das rotas de peregrinação mais concorridas da Idade Média, ao lado de Roma e Jerusalém, conta com um trecho no continente americano, o primeiro reconhecido pela Catedral de Santiago de Compostela e – oficialmente – integrado a um trajeto histórico – o que parte de La Coruña e termina no sepulcro no Apóstolo.

Idealizado pelos jornalistas e peregrinos Mariana Mansur e Fábio Tucci Farah, o trecho brasileiro do Caminho começa em Florianópolis (Santa Catarina), na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, passa pelas igrejas São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, e chega ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, perfazendo 23 quilômetros. A rota está bem sinalizada. E, como na Europa, os peregrinos podem percorrê-la GRATUITAMENTE e EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO.

Para obter a Compostela, certificado em latim que atesta o cumprimento da peregrinação, o peregrino deve completar o trajeto na Europa e se apresentar na Oficina del Peregrino, com a credencial carimbada nas igrejas brasileiras e no trecho espanhol. Em 24 de julho, véspera da Festa de São Tiago, os idealizadores do Caminho Brasileiro foram os primeiros a completar a rota recém-nascida, inaugurando uma nova etapa na história das peregrinações. Recebidos em audiência privada por Dom Julián Barrio Barrio, a maior autoridade religiosa do santuário compostelano, a iniciativa foi amplamente elogiada: “Eu felicito vocês pela iniciativa louvável. Para algumas pessoas só existe o Caminho Francês, o Caminho Primitivo, o Caminho Português. O Caminho começa na porta de casa… O Espírito sopra em vários lugares”.

Desde a sua implantação, a etapa em Florianópolis conta com o suporte da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC), responsável pela manutenção do trajeto e pelo apoio aos peregrinos no trecho brasileiro – traçado por três de seus associados (José Alves Pereira, Maria Pesavento e Ilson Clemente).

No site da ACACSC é possível baixar um livreto com detalhes do percurso: http://amigosdocaminho.com.br/

O Caminho Brasileiro também conta com o apoio da Arquidiocese de Florianópolis e da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI).

Sentiu vontade de fazer a peregrinação que começa “na porta de casa”? Buen Camino! Esperamos notícias!

Fonte: Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela

EnglishPortugueseSpanish